Ibirubá superou a meta de cobertura vacinal da Campanha

A meta de Ibirubá era vacinar 874 crianças da faixa etária de um ano a menores de cinco anos contra o Sarampo e a Poliomielite. O município alcançou 108,92% de cobertura vacinal contra a Poliomielite e o Sarampo, ou seja, aplicou 952 doses, segundo o Gotômetro (método desenvolvido pelo Ministério da Saúde) até a data desta reportagem (05/09).

 

Graças ao apoio dos meios de comunicação na divulgação e ao esforço da equipe da Secretaria de Saúde do município na busca pelo público-alvo da Campanha, Ibirubá foi um dos municípios do RS que alcançou e ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. “Nossa Administração investe fortemente na saúde preventiva. E o Sarampo e a Poliomielite são doenças graves que podem comprometer muito a saúde e a vida da pessoa. E a vacina é o único método de prevenção. Por isto, nossa equipe se empenhou muito na busca pelas crianças através da conscientização dos pais”, explicou a secretária de saúde Dileta das Chagas.

Segundo Nota Informativa do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, o RS tem 23 casos de Sarampo, sendo os últimos sete (07) casos confirmados pertencentes ao município de Porto Alegre. Desse total, 69% pertencem ao sexo masculino, 82% pertencem à faixa-etária de 15-29 anos, 69% encontram-se sem registro de vacinas ou não vacinados e 31% com esquema vacinal incompleto, conforme calendário vacinal vigente.

Por isto, a Secretaria de Saúde Ibirubá chama a atenção das pessoas adultas para verificarem a sua situação vacinal. “O adulto pode, em qualquer tempo, procurar as Salas de Vacinas, levar a Caderneta de Vacinação para averiguação da sua situação vacinal. Todos nós, até 49 anos, devemos ter recebido, no mínimo, uma dose da vacina contra o Sarampo”, informou a enfermeira Joice Marques.

A Secretaria também informou que se alguma criança da faixa etária da Campanha não recebeu a vacina, até o dia 14/09, os pais ou responsáveis poderão procurar as Salas de Vacina com a Caderneta de Vacinação da criança e o Cartão SUS.

 

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020