Conheça a Biblioteca Pública Municipal JGN

A Biblioteca Pública Municipal Justino Guimarães Neto foi criada pela Lei Municipal nº 106, de 08 de abril de 1960, na gestão do prefeito Edmundo Roewer e funcionou inicialmente no prédio da Prefeitura de Ibirubá. Além do ato de criação, realizado pelo prefeito, a família Roewer apoiou para tornar realidade a implantação da Biblioteca Publica Municipal, fazendo campanhas junto à comunidade e incentivando a utilização daquele espaço.

Mais tarde, a Biblioteca Pública Municipal passou a funcionar no prédio onde atualmente está instalada, à Rua Dumoncel Filho, 1031, conforme mostra a foto do prédio da década de 1970, onde está a indicação no alto U.I.E. – União Ibirubense de Estudantes e próximo à porta de entrada a placa com os dizeres Biblioteca Pública Municipal.

A denominação de Biblioteca Pública Municipal Justino Guimarães Neto, foi dada em homenagem ao fundador do Jornal O Alto Jacuí, através da Lei Municipal nº 1957, de 29 de dezembro de 2003. Criada por proposição dos então vereadores Alberi Antônio Behnen e João Carlos Metzdorf, foi assinada por Osmar Miguel Lauxen (vice-prefeito em exercício), entrando em vigor a partir de 01/01/2004.

A BPMJGN faz parte do Departamento de Cultura da SECTD (Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto) e constantemente recebe investimentos da Administração Municipal em livros, mobiliário, equipamentos e reforma predial.

A instituição tem como finalidade promover o acesso, a recuperação, o armazenamento e a preservação da informação, nos seus diversos suportes, disponibilizando à comunidade do município de Ibirubá e região, contribuindo, desta forma, com a construção do saber, o incentivo à leitura, dispondo de espaços aprazíveis e multimateriais para o entretenimento intelectual e o lazer.

Por ser um espaço público, é o centro local da informação, tornando prontamente acessíveis aos seus usuários o conhecimento aliado ao lazer, em projetos como: contação de histórias infantojuvenis, resgates históricos locais disponibilizados por meio de exibição de documentários audiovisuais e documentos/fotos que passam a integrar o acervo.

Atualmente, o prédio da Biblioteca abriga salas de atendimento aos alunos da Rede Municipal de Ensino pela psicóloga Rúbia Ribas e pela psicopedagoga Julieta Winck Perussato, salas onde acontecem a exibição de filmes pelo Clube Ibirubense de Cinema (CLIC), os ensaios dos Corais Municipais Infantojuvenil Utopia e Adulto, do Coral Fratelli e da Banda Municipal, além de oficinas, palestras, cursos e reuniões.

A Biblioteca atende de segunda a sexta-feira das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, e atendimento especial nas terças-feiras das 18 às 21 horas, com grande variedade de acervo literário para todas as idades.

2019
2018
Década de 1990 até 2011 – funcionava no prédio a Biblioteca Publica e o Museu Municipal
Década de 1970 – Placa da Biblioteca Pública quando funcionava no prédio a UIE – União Ibirubense de Estudantes
Inauguração do Prédio em 1969 para receber a Escola Técnica do Comércio
Inauguração do Prédio em 1969 para receber a Escola Técnica do Comércio

Elaborado por

Jorge Gonçalves Ferreira

Bibliotecário

Publicado por

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020