No segundo confronto, Ibirubá mobilizou mais que Santa Adélia/SP

Na quarta-feira 29/05, Ibirubá participou do Dia do Desafio, confrontando-se, pela segunda vez, com o município de Santa Adélia/SP. Em 2018, Santa Adélia venceu o confronto. Neste ano, Ibirubá mobilizou 48,87% de sua população, enquanto que o município paulista, apenas 29,30%.

A 25ª edição do Dia do Desafio aconteceu no dia 29/05. Mais de 3.000 cidades do Brasil e de outros países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Honduras, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela participaram desta disputa. A ação mundial existe para, por meio da integração e cooperação entre as cidades, incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis e a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.

Confronto individual Ibirubá/RS X Santa Adélia/SP

Em 2018, no primeiro confronto, Ibirubá mobilizou 42,44% de sua população (estimada pelo IBGE em 19.312 habitantes), ou seja, 8.196 pessoas. Santa Adélia mobilizou 47% (14.333 habitantes, estimativa do IBGE), ou seja, 6.636 pessoas. Neste primeiro confronto, Santa Adélia venceu.

Em 2019, no segundo confronto, Ibirubá mobilizou 48,87% de sua população, tendo 9.437 pessoas participando do Dia do Desafio. Em Santa Adélia, 4.200 pessoas participaram, representando 29,30% da sua população. No segundo confronto, Ibirubá venceu.

Confronto Cidade+Cidade

Em 2018, se iniciou o Desafio Trienal – 2018 a 2020 – Cidades + Cidades. Com o objetivo de proporcionar uma participação ainda mais qualificada, foram sorteadas duplas de cidades que se tornaram competidoras (confronto individual) e parceiras (Cidades + Cidades) por três anos. O resultado irá contemplar tanto os números conquistados por cada cidade, como a somatória de seus esforços, sendo elencado um ranking das duplas com a colocação geral de cada uma.

Em 2018, foram mais de 37 milhões de participantes em 3.189 cidades. No Brasil, dos 26 estados, 19 participaram. Na América do Norte, o México marcou presença, enquanto Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai e Venezuela representaram a América do Sul. Da América Central, participaram a Costa Rica, Cuba, Guatemala, Honduras, Nicarágua e República Dominicana.

No Cidades + Cidades, Ibirubá e Santa Adélia estão competindo na categoria 10.000 a 19.999 habitantes. Dentre as 271 duplas de cidades competindo nesta categoria, Ibirubá e Santa Adélia estão na 23ª posição do ranking do ano de 2018.

Consulte o link abaixo para conferir o ranking.

https://www.diadodesafio.org.br/downloads/

Saiba Mais Sobre o Evento

Em 1983, fazia muito frio em um dia típico de inverno numa cidadezinha do Canadá. Nenhum dos habitantes tivera a ideia de colocar sequer o nariz para fora de casa. Mas eis que, por ordem do prefeito, os moradores foram convocados a apagarem as luzes de casa e dar uma volta no quarteirão. Muitos preferiram continuar debaixo das cobertas, mas alguns resolveram, valentemente, atender ao chamado. Embora não tenha sido possível contar o número exato de corajosos, pela quantidade de energia economizada fez-se um balanço de quantos haviam abraçado a ideia. O desafio lançado àquelas pessoas, sem dúvida, era não apenas vencer o frio, mas principalmente mudar de atitude com relação à prática de atividades físicas. Foi assim que surgiu o Dia do Desafio (Challenge Day). Graças à criatividade de cidadãos comuns, entidades e governos locais, foram criadas alternativas para sacudir as pessoas para alguma movimentação física.

O evento é coordenado mundialmente pela TAFISA – The Association for International Sport for All, entidade alemã de promoção do esporte para todos, e no continente americano pelo SESC São Paulo. Além disto, conta com o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) e a International Sport and Culture Association (ISCA), e com a realização das prefeituras municipais.

O Dia do Desafio tem um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promoverem a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.

Com o objetivo de promover ações de integração e comunicação entre dirigentes, gestores e lideranças participantes da campanha, em 2018, foi criado um novo formato de desafio: Cidade + Cidade. Estimulando a colaboração, a soma dos resultados obtidos por cada município gera a classificação atual – que terá uma etapa a cada ano, até 2020. Ou seja, a porcentagem de população que participou do Dia do Desafio em cada cidade é incorporada ao resultado da sua competidora e esse número classifica a dupla no ranking.

O evento é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.

Fontes da informação:

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=23&p_secao=13

https://esferadoaprendiz.wordpress.com/2011/08/22/como-surgiu-o-dia-do-desafio/

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020