Formação Continuada de professores abordará a BNCC

Durante os dias 15 e 16/07, os professores da Rede de Ensino de Ibirubá da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (sistemas público e privado) estarão em formação pedagógica na Casa de Cultura Osvaldo Krames e nas Escolas, com temas relacionados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Desta forma, estão em construção os documentos curriculares dos Estados e Municípios. Em Ibirubá os professores das redes privada, estadual e municipal, de Educação Infantil e Ensino Fundamental, já se reuniram para estudar e organizar estes documentos e, no dia 15/07, será realizada a Conferência Municipal para a aprovação das alterações sugeridas.

Conforme o secretário municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Henrique Antônio Hentges, um dos grandes desafios que a BNCC apresenta é o trabalho a partir de competências e habilidades e não mais de conteúdos. Isto exige um novo olhar por parte dos profissionais da educação. Por isto, na parte da manhã, a professora Angelita Scottá irá enfatizar a temática na sua fala. Esse momento estará sendo proporcionado pela parceira que existe entre o Município de Ibirubá com o Programa A União Faz a Vida, que está presente nas Escolas da Rede Municipal.

Programação

15/07 – Casa de Cultura Osvaldo Krames

8h30min

Palestra com a professora Angelita Vanessa Scottá sobre as novas perspectivas na Educação, a partir da BNCC, com o tema “BNCC na Prática”.

13h30min

Conferência Municipal, quando serão apresentadas as sugestões a serem incluídas no Documento Orientador Curricular de Ibirubá e feita a votação para a aprovação das alterações propostas.

16/07 – Nas Escolas

Estudo do Projeto Político-Pedagógico.

Secretaria Municipal de Educação

Equipe de Coordenação e Supervisão Pedagógica

Publicado por

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020