Ibirubá participará do Projeto de Iluminação Pública em LED do Comaja

Na tarde do dia 02/08, junto à Câmara de Vereadores de Ibirubá, o prefeito Abel Grave e o vice-prefeito Alberi Behnen participaram da reunião anfitriada pelo Comaja, quando foi lançado o Plano de Iluminação Pública com Lâmpadas LED, beneficiando 29 municípios consorciados. Dentre eles, Ibirubá.

Da gestão municipal de Ibirubá, além do Executivo, também acompanharam o encontro os secretários municipais de Ibirubá Valdir Lagemann (Administração e Planejamento), Carlota Armann (Fazenda) e Vanderlei de Souza (Obras e Viação); e ainda representantes dos municípios consorciados, por meio de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, assessores jurídicos, colaboradores responsáveis pelo projeto de iluminação pública em cada local, e veículos de comunicação locais e da região.

O Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra Botucarai (Comaja) desenvolveu um amplo Projeto de Modernização e Eficientização na Área da Iluminação Pública com a troca do parque de iluminação atual por moderno sistema, todo em lâmpadas LED.

O Consórcio coordenou os trabalhos e projetos para que esse Projeto se tornasse realidade, sempre contando com o apoio dos prefeitos da região e, em especial, do município de Ibirubá, que, de antemão, sempre deixou claro, através do prefeito Abel, a necessidade que os municípios tinham de modernizar o sistema de iluminação pública. “Vale a pena sonhar, só assim vamos atrás de torná-los realidade e melhorar a vida das pessoas, esse é nosso desafio”, finalizou Abel na oportunidade em que ainda agradeceu a equipe do Comaja pela dedicação e aos seus colegas prefeitos por também acreditarem no Projeto.

Informações técnicas sobre o Projeto global

Todo o Projeto abrangeu uma série de estudos, processos licitatórios cancelados e ininterruptas reuniões consecutivas da equipe técnica junto ao Tribunal de Contas do Estado, realizadas desde o ano de 2017. A última licitação, Edital de Pregão Presencial 07/2019, foi realizada no dia 12/07 e, após todas as fases recursais, foi homologado no dia 23/07.

O valor da licitação fechou em R$ 64.799.982,09, visando atender, aproximadamente, 47 mil pontos de iluminação pública nos municípios das regiões do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí. A empresa vencedora foi a Quark Engenharia Eireli, que esteve presente à reunião, quando seus representantes fizeram um breve relato sobre a empresa, os trabalhos que já realizaram em outros municípios e estados, dando ênfase na apresentação dos produtos licitados e os resultados que serão obtidos com a nova iluminação pública. Dentre os benefícios destacam-se o aumento da luminosidade de, no mínimo, 50%, aumento da uniformidade de, em média, 70%, economia de energia em torno de 50% e economia na manutenção de 80%.

A partir de agora, poderão se beneficiar desta Ata de Registro de Preço os 29 municípios participantes, dentre eles, Ibirubá. No ato, 20 municípios assinaram o termo de manifestação de interesse para realizar a execução do projeto.

Mais informações podem ser conferidas no site do Comaja, através do link abaixo:

https://www.comaja.com.br/noticia/view/162/municipios-serao-beneficiados-com-a-modernizacao-da-iluminacao-publica

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020