Ibirubá se tornou referência no combate ao mosquito Aedes aegypti

Com as ações empreendidas pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Combate às Endemias, Ibirubá fez despencar o índice do LIRAa neste ano, indicando que o município tem baixo risco de um surto de doenças transmitidas pelo mosquito. Mas, o combate continua, alerta a SMS.

Em 23/08, a Secretaria de Saúde de Ibirubá recebeu servidores da Vigilância Ambiental de Salto do Jacuí. O município da região do Alto Jacuí veio conhecer de perto as ações realizadas em Ibirubá, por ter reduzido drasticamente o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti.

Os visitantes, Antônio Luiz Ayres Pereira e Gilson Luiz Rangel, foram recepcionados pela secretária de Saúde de Ibirubá, Dileta das Chagas, e pela equipe do Departamento de Endemias na sala de reuniões da Secretaria. A equipe de Ibirubá fez uma explanação do trabalho realizado pelo Departamento. “A visita foi recomendada pela 9ª Coordenadoria de Saúde de Cruz Alta, pois Ibirubá obteve diminuições drásticas no LIRAa (levantamento de índice de infestação), de 11,7 baixamos para menos de 1,0, graças às ações realizadas pela Secretaria, à dedicação da equipe de Endemias e à conscientização da nossa população”, observou a secretária.

Segundo a coordenadora do Departamento, Gabriela Zenatti Elly, o encontro possibilitou troca de conhecimento e experiência. “Esses dois representantes vieram conhecer nossa realidade. E, posteriormente, virá toda equipe de combate às Endemias do município para uma reunião técnica e visita a campo”, revelou a coordenadora Gabriela.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020