Caso suspeito em Ibirubá confirmado por teste rápido


A confirmação está aguardando um laudo oficial do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen), em Porto Alegre. Se mantido o resultado do teste rápido, Ibirubá entrará no rol de municípios infectados com o novo coronavírus (Covid-19), no momento desta reportagem, em 171, dos 497 do RS.

Na tarde de 06/05, o Gabinete Municipal de Combate e Prevenção ao Coronavírus de Ibirubá publicou boletim informando a comunidade sobre o resultado positivo de um teste rápido que foi aplicado em um paciente sintomático no município. Após 28 pessoas testadas com testes rápidos no município, Ibirubá testou positivo na data.

Com a testagem positiva, foi aplicado um outro método para envio à análise do Lacen, através do teste swab nasal. O resultado está sendo aguardado para este final de semana (dias 09-10/05), segundo informações do médico do município e integrante do comitê de enfrentamento, dr. Etiani Messerschmidt.

Face à ocorrência, o Gabinete se reuniu extraordinariamente na manhã do dia 07/05 para analisar a nova situação do município. Imediatamente após a reunião, foi realizada uma Live, através da página do Facebook da Prefeitura Municipal de Ibirubá, para a divulgação oficial e esclarecimentos de dúvidas, bem como reforço das medidas de proteção. Participaram da edição digital o médico do município, Dr. Etiani, a enfermeira do Hospital da Comunidade Annes Dias, Vanessa Hentges, e o prefeito Abel Grave.

Segundo as informações divulgadas pelo Boletim, o paciente é homem, 36 anos, que esteve em viagem ao estado do Pará. Desde o seu retorno, se encontrava em monitoramento e isolamento pela equipe médica do comitê de enfrentamento, bem como seus familiares e pessoas que tiveram contato com ele. Ele está internado em quarto de isolamento no Hospital local, com uso de máscara nasal de oxigênio, sem febre, segundo informações da instituição nesta sexta-feira, 08.

“Agradecemos e parabenizamos o trabalho que os integrantes do Gabinete fazem, voluntariamente. Uma dedicação tão necessária neste momento. Reforçamos à comunidade para continuar nos ajudando neste combate, acompanhando tão somente informações oficiais sobre a pandemia, principalmente, no município, e também tomando todos os cuidados de proteção que estão sendo recomendados por todos os órgãos de Saúde oficiais do estado, país e mundo.

Estamos intensificando a fiscalização para inibirmos os descumprimentos às determinações legais, divulgadas pelo município e pelo estado para estes tempos de pandemia. Continuamos conclamando às pessoas que tenham calma, equilíbrio, que nos ajudem a conter as inverdades que circulam (desnecessariamente neste momento), todos estamos sofrendo. Por isto, é fundamental a sensibilidade e o compromisso de todos ”, alertou o prefeito de Ibirubá.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020