Acompanhe o cenário da Covid-19 em Ibirubá


Os números de pessoas infectadas em Ibirubá têm crescido. Até a elaboração desta reportagem, 22/05, são oito casos confirmados em Ibirubá de Covid-19. Um paciente já está curado. Os outros sete estão todos em casa, com boa evolução, segundo o médico da SMS, doutor Etiani Messerschmidt.

Nesta semana, Ibirubá confirmou mais três casos, totalizando oito pacientes infectados com o coronavírus. Até ontem, são 354 pacientes que apresentaram sintomas respiratórios, sendo que 52 ainda estão em monitoramento.

E o Gabinete Municipal de Combate e Enfrentamento tem se reunido frequentemente para monitorar a situação da pandemia em Ibirubá. O grupo se reuniu na terça e quinta-feira, 19 e 21/05, junto ao Gabinete do Prefeito Municipal.

As reuniões têm pautado todo o cenário de prevenção e contágio do município. Os casos confirmados, o estado de saúde dos pacientes, a busca ativa aos contatos imediatos com quem estes confirmados estiveram, o que é feito com os possíveis infectados, a aplicação de testes, o cumprimento das medidas de proteção pela comunidade (uso de máscaras, distanciamento, higienização das mãos e dos ambientes, etc…), a fiscalização do cumprimento dos Decretos Estaduais e Municipais, as ações a serem realizadas, entre diversos assuntos pertinentes à pandemia.

O Setor de Fiscalização, juntamente com as autoridades policiais locais, continuará as ações de averiguações e orientações, e notificações e respectivas medidas de punição, se for o caso. As denúncias têm chegado à Prefeitura e à Secretaria de Saúde, como algumas situações de aglomerações nas ruas, não uso de máscara por algumas pessoas nas ruas, estabelecimentos comerciais e também por empresas de fora que prestam serviços no município, e muita proximidade entre as pessoas, não mantendo o distanciamento recomendado.

Como dois pacientes confirmados são motoristas, está se intensificando as recomendações a esse segmento de profissionais. Na página do Facebook da Prefeitura Municipal de Ibirubá foi postado no dia 20/05, um vídeo com recomendações orientadas pelo doutor Etiani Messerschmidt. A referida página é o canal oficial do Município, onde o comitê de enfrentamento divulga as suas notas oficiais.

Mais ações estão sendo avaliadas para a conscientização e prevenção ao coronavírus. Entretanto, continua a orientação principal para que a população efetivamente cumpra as normativas e cuidados sanitários para a proteção de cada um e de todos.

…Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020