ESF do bairro Jardim realiza ação social em prol da Associação de Catadores


A equipe de trabalho da Unidade de Saúde do bairro Jardim se sensibilizou com as dificuldades da Associação de Catadores Cidadania Sustentável de Ibirubá, que estão recebendo menos materiais descartados para a reciclagem do que poderiam receber.

A Unidade de Saúde ESF do bairro Jardim está disponibilizando um contêiner para o descarte de materiais recicláveis por sua área de abrangência. “Pensamos numa forma de auxiliar aquelas famílias que dependem de receberem materiais que servem para a comercialização com empresas recicladoras”, iniciou Amanda Webber, enfermeira responsável pela Unidade.

Ao levar o assunto para a secretária Carlota Artmann, a Secretaria prontamente disponibilizou um contêiner por tempo indeterminado à Unidade. “É uma ação social de iniciativa da Unidade que também vem ao encontro da preservação do meio ambiente e do combate ao mosquito Aedes aegypti”, pautou Carlota.

A caçamba está instalada no lado debaixo do Posto (Rua Theodoro Fredrich) e está disponível, por tempo indeterminado, para moradores de sua área de abrangência: bairros Jardim, São Jacob, Pôr do Sol e Esperança, e localidades Pulador Sul e Linha Três.

Amanda explicou que somente poderão ser descartados materiais que sejam para específicos para reciclagem. “Os materiais descartáveis demoram muito para se degradarem no meio ambiente. Por isto, também nos preocupamos com a questão ambiental. Materiais como madeira, galhos e resíduos orgânicos não podem ser colocados no contêiner”, avisou a enfermeira.

A Unidade está solicitando a sensibilização de todos os moradores da sua área de abrangência para que guardem o material, acomodem em sacolas para não ficar espalhado e o descartem no contêiner. “A própria Associação de Catadores virá para fazer o recolhimento. Inclusive, materiais eletrônicos também são aceitos no descarte”, avisou Amanda.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020