Comunicado sobre o ingresso na Bandeira Vermelha


O município de Ibirubá está inserido na 12ª região do Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul. Até o dia 10/07, a região estava se mantendo na bandeira laranja, caracterizada por risco moderado epidemiológico. A partir de então, tem entrado nos critérios da bandeira vermelha (alto risco) nas avaliações preliminares. Com entrada de recursos junto ao governo do estado, a região retornou para os critérios da laranja.

Entretanto, desde a última terça-feira (18/08), a 12ª região está sob a bandeira vermelha do Modelo de Distanciamento com protocolos obrigatórios e restritivos, de acordo com cada setor/segmento. Segundo uma orientação do Modelo, os municípios em região de bandeira vermelha que não tenham registro de hospitalização e óbito por Covid-19 (considerado o município de residência) nos 14 dias anteriores a apuração das bandeiras poderá adotar, através de regulamento próprio, protocolos previstos na bandeira laranja, mantendo atualizados os sistemas de informações oficiais (SIVEP e E-SUS).

Há uma mobilização da Amaja e do Comaja sobre o assunto da bandeira vermelha para a adoção de um protocolo regional. Assim, a Prefeitura de Ibirubá está aguardando esta definição para a normatização do protocolo de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industrias, de serviços e de agropecuária em Ibirubá.

Enquanto isto não ocorre, o município de Ibirubá está submetido aos protocolos definidos pelo estado do RS. Para saber com detalhes os critérios e protocolos, acesse o site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/. No final da página à direita, digite Ibirubá no espaço reservado de “Confira a classificação do seu município”. Selecione o setor/segmento de interesse e veja os critérios de ocupação e protocolos de prevenção a serem seguidos.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br