Secretaria da Educação
Secretaria da Saúde
Secretaria de Obras
Secretaria da Administração
Secretaria da Fazenda
Secretaria da Agricultura
Secretaria Indústria/Comércio
Secretaria Social
Dados do Município
Organograma
Leis Municipais - Cespro
Portal da Transparência
Índice Desenv Humano
Contas Públicas
Licitações
Publicações Oficiais
Outras Publicações
SIC
Contribuição de melhoria
Leilão de Bens
Meio Ambiente - Downloads
PMSB
Plano Municipal de Saúde
Recolhimento de lixo
Calendário de Eventos
DMD - Campeonatos
Comdica
Conselho Municipal de Educação
Notícias
Mapa de Ibirubá
Tempo em Ibirubá
Busca CEP
Links
Turismo
Pontos Turísticos
Hospedagem
Gastronomia
Infraestrutura Turística
História
Fotos
Telefones
Emails
Ouvidoria
Fale Conosco
 
 
 
 
 
 
 

06/12/2016


Ibirubá comemora 55 anos de Emater/RS-Ascar no município

 

Na manhã do dia 02/12, junto à Câmara Municipal de Vereadores, aconteceu uma cerimônia alusiva aos 55 anos de atividades do escritório da Emater/RS-Ascar em Ibirubá.

A solenidade foi presenciada por autoridades municipais, lideranças, agricultores e convidados da comunidade ibirubense, além da equipe da Administração Municipal, que acompanhou o prefeito Carlos Jandrey e a primeira-dama Gesmari Jandrey.

No momento em que o prefeito Carlos teve a palavra, dirigiu cumprimentos e agradecimentos a toda equipe do escritório local e ao presidente da Emater Clair Kuhn pelos 55 anos de dedicação e trabalho dentro do município de Ibirubá. “O poder público sempre foi parceiro da Emater-Ascar. Jamais medimos esforços para apoiar a Emater na questão da estruturação do seu quadro de colaboradores para podermos ter esses técnicos disponíveis para atenderem os nossos produtores. Somos agradecidos pelos diversos momentos que levaram o meio rural a esse cenário de alta produtividade e condições de rentabilidade muito positivas”, declarou Jandrey.

Confira a seguir mais informações registradas pela jornalista Cleuza Noal Brutti, da Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí.

“Aproveitando uma festa na localidade Dona Etelvina (atual município de Quinze de Novembro), tivemos o nosso primeiro encontro com o meio rural”. O registro feito pela Emater/RS-Ascar no dia 12 de dezembro de 1961 marca o início dos serviços de Extensão Rural no município de Ibirubá, no Corede Alto Jacuí. Na sexta-feira (02/12), o município organizou uma solenidade na Câmara de Vereadores para homenagear a presença da Emater/RS-Ascar nos últimos 55 anos. “A Emater trabalha para o seu maior patrão, que é o agricultor”, disse o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

Também participaram da homenagem o prefeito Carlos Jandrey, o presidente da Câmara de Vereadores, Olindo de Campos, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Carlos Turra, a supervisora microrregional, Monique Chaves, lideranças locais e famílias de agricultores.

Retrospectiva

O chefe da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, Oneide Kumm, lembrou os principais fatos que modificaram em definitivo o espaço rural de Ibirubá. A Operação Tatu, como ficou conhecido o Plano Estadual de Melhoramento da Fertilidade do Solo, começou em Ibirubá em 1966, estendendo-se aos municípios de Santa Rosa, Ijuí e Erechim. Além da erosão do solo, a falta de saneamento básico e a insegurança alimentar também eram problemas a serem enfrentados na década de 1960. Na época, houve incentivo à instalação de patentes sanitárias e hortas domésticas.

Em depoimento, os agricultores João Port e Nelson Schneider lembraram de quando faziam parte dos Clubes 4-S (Saber, Sentir, Saúde e Servir). “Nossa comunicação não era por whatsApp”, disse Schneider, sobre um tempo em que eram os radialistas quem avisava a comunidade sobre o dia e o horário das reuniões nas comunidades.

O casal Ilga e Dionísio Iora também lembrou de outra ação importante, a proteção de fontes de água, antes da chegada dos poços artesianos.

Em mais de meio século, a Emater/RS-Ascar esteve envolvida com a execução das principais ações pensadas para o meio rural de Ibirubá, como avicultura, suinocultura e produção de grãos. Atualmente, outros temas foram incorporados na agenda de prioridades, como a legalização de agroindústrias familiares (existe cinco no município), organização rural e produção de alimentos para a subsistência das famílias rurais.

Atualmente, fazem parte da equipe local de extensionistas Aline Deutsch, Daniella Klos Zdanski, Maria Matiello, Miria Durigon, Reni Wolhmuth dos Santos, Oneide Kumm e a jovem aprendiz Evelin Conrad. A equipe atende a 690 famílias do meio rural. Os projetos de crédito rural elaborados durante o ano somam em média R$ 2,5 milhões, injetados na economia de Ibirubá.


Administração 2013-2016
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
imprensa@ibiruba.rs.gov.br

 
 
 

 

Rua Tiradentes, 700      Cep 98200 - 000
Fones (54) 3324 - 8500    (54) 3324-8515
Email - geral@ibiruba.rs.gov.br