06/12/2016

Ibirubá comemora 55 anos de Emater/RS-Ascar no município

Na manhã do dia 02/12, junto à Câmara Municipal de Vereadores, aconteceu uma cerimônia alusiva aos 55 anos de atividades do escritório da Emater/RS-Ascar em Ibirubá.

A solenidade foi presenciada por autoridades municipais, lideranças, agricultores e convidados da comunidade ibirubense, além da equipe da Administração Municipal, que acompanhou o prefeito Carlos Jandrey e a primeira-dama Gesmari Jandrey.

No momento em que o prefeito Carlos teve a palavra, dirigiu cumprimentos e agradecimentos a toda equipe do escritório local e ao presidente da Emater Clair Kuhn pelos 55 anos de dedicação e trabalho dentro do município de Ibirubá. “O poder público sempre foi parceiro da Emater-Ascar. Jamais medimos esforços para apoiar a Emater na questão da estruturação do seu quadro de colaboradores para podermos ter esses técnicos disponíveis para atenderem os nossos produtores. Somos agradecidos pelos diversos momentos que levaram o meio rural a esse cenário de alta produtividade e condições de rentabilidade muito positivas”, declarou Jandrey.

Confira a seguir mais informações registradas pela jornalista Cleuza Noal Brutti, da Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí.

“Aproveitando uma festa na localidade Dona Etelvina (atual município de Quinze de Novembro), tivemos o nosso primeiro encontro com o meio rural”. O registro feito pela Emater/RS-Ascar no dia 12 de dezembro de 1961 marca o início dos serviços de Extensão Rural no município de Ibirubá, no Corede Alto Jacuí. Na sexta-feira (02/12), o município organizou uma solenidade na Câmara de Vereadores para homenagear a presença da Emater/RS-Ascar nos últimos 55 anos. “A Emater trabalha para o seu maior patrão, que é o agricultor”, disse o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

Também participaram da homenagem o prefeito Carlos Jandrey, o presidente da Câmara de Vereadores, Olindo de Campos, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Carlos Turra, a supervisora microrregional, Monique Chaves, lideranças locais e famílias de agricultores.

Retrospectiva

O chefe da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, Oneide Kumm, lembrou os principais fatos que modificaram em definitivo o espaço rural de Ibirubá. A Operação Tatu, como ficou conhecido o Plano Estadual de Melhoramento da Fertilidade do Solo, começou em Ibirubá em 1966, estendendo-se aos municípios de Santa Rosa, Ijuí e Erechim. Além da erosão do solo, a falta de saneamento básico e a insegurança alimentar também eram problemas a serem enfrentados na década de 1960. Na época, houve incentivo à instalação de patentes sanitárias e hortas domésticas.

Em depoimento, os agricultores João Port e Nelson Schneider lembraram de quando faziam parte dos Clubes 4-S (Saber, Sentir, Saúde e Servir). “Nossa comunicação não era por whatsApp”, disse Schneider, sobre um tempo em que eram os radialistas quem avisava a comunidade sobre o dia e o horário das reuniões nas comunidades.

O casal Ilga e Dionísio Iora também lembrou de outra ação importante, a proteção de fontes de água, antes da chegada dos poços artesianos.

Em mais de meio século, a Emater/RS-Ascar esteve envolvida com a execução das principais ações pensadas para o meio rural de Ibirubá, como avicultura, suinocultura e produção de grãos. Atualmente, outros temas foram incorporados na agenda de prioridades, como a legalização de agroindústrias familiares (existe cinco no município), organização rural e produção de alimentos para a subsistência das famílias rurais.

Atualmente, fazem parte da equipe local de extensionistas Aline Deutsch, Daniella Klos Zdanski, Maria Matiello, Miria Durigon, Reni Wolhmuth dos Santos, Oneide Kumm e a jovem aprendiz Evelin Conrad. A equipe atende a 690 famílias do meio rural. Os projetos de crédito rural elaborados durante o ano somam em média R$ 2,5 milhões, injetados na economia de Ibirubá.