07/12/2016

Ibirubá terá coleta de sangue no sábado 17

Uma parceria entre Hemocentro de Cruz Alta, Igreja Adventista do Sétimo Dia de Ibirubá, Secretaria Municipal de Saúde e Sobeni promoverá um dia de coleta de sangue junto ao Posto de Atendimento Médico no Centro no próximo dia 17.

A comunidade ibirubense sempre foi muito solidária nas questões sociais. E o sábado 17/12 será um dia de ajudar a salvar vidas. A equipe do Hemocentro de Cruz Alta estará das 8 às 11h30min e das 13h30min às 16 horas no Posto de Atendimento Médico do Centro (Postão).

Cerca de 450 ml de sangue são coletados de cada pessoa. Segundo informações do Hemocentro, uma bolsa poderá auxiliar até quatro pacientes. O Projeto Vidas por Vidas informa que a cada dois segundos, algum paciente necessita de transfusão de sangue no Brasil. Daí, a importância do ato de doar,

Todo interessado em doar sangue passará por uma pequena avaliação de seu estado geral de saúde e o sangue por testes sorológicos. Serão considerados aptos para o procedimento de coleta, todos aqueles que apresentarem as condições necessárias de acordo com as recomendações técnicas.

Aproveitando a estada da equipe do Hemocentro em Ibirubá, famílias que estão em débito de bolsas de sangue com a entidade poderão fazer a doação, identificando para qual paciente estarão destinando a coleta.

Envolvimento das entidades parceiras

A iniciativa é da Igreja Adventista de Sétimo Dia, de Ibirubá, através do Grupo de Jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia e do Clube de Desbravadores Sementes da Pitangueira. Os jovens trouxeram para Ibirubá o Projeto Vida por Vidas, dos jovens da Igreja Adventista, sendo reconhecido pela OMS como uma das maiores campanhas de captação de sangue do país.
A parceria das entidades Sobeni, Secretaria de Saúde e Hemocentro de Cruz Alta dará todo o suporte necessário para a realização de mais uma coleta em Ibirubá.

As últimas foram realizadas por iniciativa da Sobeni em 2015: fevereiro, quando 82 pessoas foram consideradas aptas e fizeram a doação; e maio, quando 58 bolsas de sangue foram coletadas.

O que é preciso para doar

• Estar em boas condições de saúde,
  • levar documento oficial de identidade com foto,
  • ter idade entre 18 e 65 anos,
  • pesar 50 Kg ou mais,
  • não estar em jejum, mas com alimentação não gordurosa,
  • ter dormido, pelo menos, 6 horas antes da doação,
  • não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação,
  • tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher) e
  • já tenha se passado 90 dias do parto normal ou 180 dias da cesariana ou aborto.

Quem não pode doar sangue

• Gestante,
  • quem tenha tido a doença de Chagas ou contato com o inseto barbeiro,
  • quem tenha tido malária ou estado em região de malária nos últimos seis meses,
  • que tenha tido hepatite após os 10 anos de idade,
  • que tenha sífilis,
  • quem seja epilético,
  • usuário de drogas,
  • quem estiver com febre, gripado ou fazendo uso de medicamentos contínuos e
  • aquela que estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.